terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Formoso Bastião.


A sanfona chora noite adentro. Na pequena sala os casais se grudam num gostoso rala coxas, interrompidos apenas por goles afoitos de uma boa aguardente de cana.

A claridade da lua entra pelas janelas num completo encontro de prazer com os enamorados que agradecidos trocam juras de amor eterno.

Bastião não cabe em si de contentamento. Seus dedos passeiam pelas teclas de sua velha sanfona.

Ainda menino aprendera com o pai a tocar o instrumento. Sua sanfona é sua confidente fiel. Companheira de todos os momentos. É dela a culpa de seus deslizes. As morenas gostam de seus acordes. E nosso amigo, claro, aproveita-se do sucesso.

Flor de Maracujá se aproxima toda manhosa. Dá um cheiro no cangote de Bastião que se arrepia:” Eitá coisa cheirosa meu Deus! É bom por demais. Num dá pra resistir.” Fala, enquanto larga a sanfona e retribui o afago a uma de suas florzinhas.

Nosso Bastião é cheio de imaginação. Apelidou suas morenas com nome de flor. Diz ele que todas elas têm cheirinho especial.

Em cada canto que nosso sanfoneiro vai tem uma flor-mulher a sua espera.

Flor de Pitanga parece mansa, mas não gosta de dividir seu home com as outras flor. Aceita a contragosto o envolvimento do safado com Formosa Maria.

Flor de jenipapo é serena, de uma calma que beira a lerdeza. Dizem as más línguas que embuchou de Bastião, mas que só o fato de pensar que a brutamonte da mulé de quem a embuchou iria lhe fazer uma visitinha a fez passar tão mal que resultou na perda da criança.

A fama de valente da matriz de Bastião corre sertão afora. Pois, além de capoeirista famosa, a mulata vive armada com suas facas. E sabe usá-las como ninguém. A mulé é certeira que nem a peste. Pior que qualquer irritaçãozinha, ela arranca tudo fora de quem a irritou. Bastião que se cuide.

A flor predileta de Bastião é flor de mandacaru. A moçinha mal saiu dos cueiros e o conquistador a enlaçou.

A inveja dos companheiros de noitadas de Bastião é uma realidade. Todos queriam uma coisinha daquela para lhes fazer cafuné. Não entendem a sorte do caipirão com as mulheres. Nem tão bonito, o dito cujo é?

Oxe, Bastião nem dá “tento” para o que pensem dele. Gosta mesmo é de aproveitar a vida com suas florzinhas e sua mulé braba, corajosa que faz os home se encantar e ao mesmo tempo se arrepiar de medo.

A sua Formosinha é a verdadeira dona do seu coração. As outras são apenas florzinhas que lhe perfuma as noites enluaradas.

Eitá home sortudo, oxe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário