quarta-feira, 9 de março de 2011

Formoso Forró


Formosa Maria se apronta, enche-se de perfume para que seu homem lhe cheire. A quantidade de perfume é tanta que da porta de casa se sente o aroma.

No cabelo coloca um girassol. Sua flor predileta. Grande, poderosa, cheia de luminosidade do Sol.

O batom vermelhíssimo completa a maquiagem carregada de sombra prata e roje cor de rosa.

Seu vestido de chita de cor berrante contrasta com seu visual carregado. Satisfeita,olha-se mais uma vez no espelho, dá uma piscadela marota como a falar para os seus botões:”Estou linda, maravilhosa!”

A sala da pequena casa está repleta. Os candeeiros estão acesos. Bastião toma mais um gole de pinga. A cachaça desce goela abaixo queimando . Seu efeito é instantâneo. O homem pega a sanfona e inicia um xote sacolejante. Os pares iniciam o seu bailar no piso de chão batido. A poeirada sobe, os rostos se colam.Fica difícil visualizar duas pessoas dançando. Estão tão grudados que mais parecem um só.

Uma morena de vestido vermelho chega perto de Bastião. Alisa seu rosto, cochicha em seu ouvido. Ele fica assanhado, sorriso largo, olhar safado.Pensa consigo: “Tentação de morena . Vixe Maria!”

A sanfona chora aliada ao seu canto em homenagem àquela estonteante cor de canela: “Vem morena, vem, vem, me beijar.” “Dá um beijo, nesse beijo me acabar”.

Inesperadamente tudo fica quieto. Há um suspense no ar. Todos se entreolham. A morena tão bem cantada por Bastião some como por encanto.

Formosa Maria entra ofegante. Olha Bastião e lhe fala em tom ameaçador:

- Então, cadê a sirigaita?

Bastião engole seco. Não consegue falar nem olhar Maria.

- Bastiãaaaao, perdeu a língua...foi?

Ele se engasga.

- Formosinha....num tinha muié nenhuma.
- Oxe, pensa que sou besta!

Novo silencio. As pessoas em volta tem até medo de respirar, afinal Formosa Maria é mulher brigona, capoeirista famosa e boa no uso das facas.

Ela observa a todos. Por um momento parece se divertir com o medo estampado na cara daquele povo.Volta-se para Bastião que se esconde atrás da sanfona.

- Bastião Inocêncio de Jesus, o que sou pra tu?

Resabiado, ele lhe responde:

- Tu é minha razão de viver.

Maria ri, mas na mesma hora se volta envaidecida.

- O que mais?
- Tu é linda, cheirosa, muié retada, muié adoráve! Muié forte, corajosa!

Formosa chega perto de Bastião. O homem treme nas bases, não sabe o que fazer, sua vontade é correr , sumir daquele lugar.

- Bastião, cê sabe o que eu quero agora?

O homem baixa a cabeça.

- Bastiãooooo, me aresponda...visse !
- Carma Formosinha, tava pensando?
- Home..e tu pensa, é?
- Penso não Formosinha. Eu sei, tu quer Nando, né?
- Vixe !Ficou inteligente, foi?
- Foi.
- Então home, vá buscar o galego.

Bastião fica quieto. Observa aquela mulata de um metro e oitenta com dois pares de olhos verdes desafiadores.

- Maria...me perdoa.
- Perdoar....num sou muié de perdoar.Ande, vá buscar Nando. Tô mandando.
- Formosinha, Nando não, por favor.

Bastião tem razão em não querer buscar Nando. O galego é o bonitão-doutor da capitá, e arrasta uma asa enorme por Formosa Maria. Meio chateado passa a mão pela cabeça imaginando o tamanho da galhada.

Teria que reverter essa situação. Sua Maria não iria forrozar com Nando. Desesperado, roga a sua amada.

- Formosinha, num fiz nada não. Para com isso . Tu é o meu amor do coração, faço tudo que tu quiser.
- É mermo?
- É.
- Então tu vai ter que falar com a sirigaita que tu tem dono.
- Falo sim.
- Tu vai dizer tombém que eu faço dela picadinho.
-Digo sim.
- E diga que qualquer sinal de traição, tu vai ser premiado com o sumiço do teu necessitado. E home sem isso, num é home.
-Digo sim, Formosinha.
- Oxe home , agora pega a sanfona porque tô doidinha pra balançar o esqueleto. E tem mais , tu vai tocar até a hora que eu quiser...visse?

Bastião pega a sanfona ainda amedrontado. Tem que escolher uma música que agrade Maria. Solta a todos os pulmões uma canção carinhosa.

“Minha morena chegue pra cá, pra dançar xote ,e se deite em meu cangote e pode cochilar. Tu é muié pra home nenhum botá defeito....”.

Todos sorriem aliviados. Graças a Deus o pior não aconteceu.

Mas, está pra nascer o homem que pense sequer em aborrecer Formosa Maria! Eitá mulher tinhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário