quarta-feira, 11 de maio de 2011

Formoso Zeca Zoião.




A cidade de Caatinguinha se sentiu aliviada com o desaparecimento temporário de Zeca Zoião. O linguarudo arrumou mais uma encrenca. Levou uma surra dos diabos de Casca Grossa, vaqueiro valentão que não tolera quem ouse bulir com seus brios de macho.

Zoião diz aos quatros ventos que só fala de fatos que seus zoios veem. Se só escuta fica quieto, procura informação, e ás vezes as histórias chegam um tanto gasta que sua imaginação aguçada aumentam um tiquim.

Só que Zoião não contava com a fúria exagerada de Casca Grossa. Foi espalhar pela cidade que a muié do valentão estava de caso com o prefeito.

Jura de pés juntos que a história é verdadeira. Seus zoio que a terra há de comer, viu os dois amantes aos beijos dentro do confissionário de padre Miudim.

O home da língua ferina levou uma coça que lhe custou alguns dentes e costelas quebradas. Para se recompor e colocar o corpo no lugar teve que ir para a cidade grande. Lá os recursos são melhores, e Zeca com certeza teria mais chance de ajeitar os ossos que Casca Grossa lhe tirou do lugar.

Pena que o home dos zoio arregalados e língua ferina estava de volta a sua cidade natal. A primeira casa que Zoião visitou foi a de Formosa Maria e Bastião.

É encantado pela mulata. É pau mandado da capoeirista. Tem-lhe tanto apreço que costumam dizer que para Zoião é Deus no céu e Maria na terra.

Quem não engole essa admiração e fidelidade jamais vista, é Bastião. Para ver suas frô tem que comer na mão do alcoviteiro. Costuma até lhe fazer uns agrados para ganhar o silêncio do desgramento.

Certa vez Zoião pegou o home de Maria com a boca na botija. Foi uma confusão daquelas. Bastião implorou para o línguão seu silêncio lhe prometendo em troca mundos e fundos.

Bastião não cumpriu nenhuma das promessas e se lascou bunitim.

Zoião entregou o matuto a Formosa Maria que lhe acertou um golpe de capoeira bem no focinho. O pobre diacho acabou de cara inchada e com um dos olhos roxo.

Oxe, Zeca Zoião só fala daquilo que seus zoios veem. Como disse em confissão a Padre Miudim:"num sou home de inventá históra, só aumento os causos um tiquim de nada para convencer as vítima , e faz isso com juras eternas ao Pai do céu e da terra que tudo inxerga e tudo sabe. Intoncé sua alma tá livre de todo pecado seja ele venial ou mortal".

E, se tratando da sua musa, deusa imaculada, os seus zoio aumentam sua potencialidade e ainda enxergam mais e “meió”.

Ai, de quem ousar enganar Formosa Maria. Zoião está com seus zoio mais do que arregalado para “oiá” e agir.

Coitado de Bastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário